(11) 4043-0887 vendas@embaeps.com.br

Qualificação de transporte

É o coração dos serviços  e produtos do Grupo EmbaEPS.

Qualificação de transporte

 

A Qualificação de Transporte para Termolábeis tem como desafio principal impedir a ocorrência de picos negativos ou desvios de temperaturas durante o seu transporte. Esses desvios são presentes em muitos Relatórios de Qualificação Térmica de Embalagens. Essa ocorrência se dá por diversas causas: equipamentos sem qualificação (freezer, câmaras fria, refrigeradores), deficiência de variação de massa encontrada no gelo tipo espuma, baixa qualidade na viscosidade dos gelos a base de gel, fluídos de média viscosidade (erroneamente chamado de gel), erros de dimensionamento no layout da embalagem para o período de horas ou pela falta de testes completos que simulem realmente as condições da rota de transporte utilizada pelo cliente.

Diante desse cenário, as autoridades sanitárias aumentaram os esforços para analisarem os relatórios existentes nas empresas que atendem ao segmento farmacêutico, procurando coibir os fatores de risco à saúde da população.

Desde 2006 o Grupo EmbaEPS® desenvolve inovações para transporte de termolábeis e oferece ao mercado uma solução eficiente e que atende aos critérios mais rigorosos. Com isso desenvolveu o EmbaGel® – gelo reciclável a base de gel – e o Pharma Foam – espuma fenólica com menor variação de massa – que proporcionam excelente performance no transporte de termolábeis dentro dos limites de especificação de temperatura por 24, 48, 72 e até 96horas, sem excursões.

Todos os produtos e processos possuem como princípio fundamental a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Os produtos desenvolvidos e comercializados ao mercado são 100% recicláveis, permitindo a logística reversa e contribuindo para a manutenção do meio ambiente.

Desenvolvimento

O Grupo EmbaEPS® desenvolve um trabalho completo de consultoria para a Qualificação Térmica de  Embalagens para Transporte de Termolábeis. Através de metodologia própria desde 2011, nossa empresa garante a qualidade do processo de transporte do perecível dentro das exigências da ANVISA, assegurando que o produto transportado esteja em perfeitas condições de uso no momento que é retirado do depósito até a sua entrega para o consumidor final, protegendo a saúde pública.

Implantação

Seja para um novo projeto de transporte, seja para adequar o sistema logístico existente, o Grupo EmbaEPS® possui experiência e estrutura para implantar um padrão logístico altamente eficaz. Para as empresas que já possuem um fluxo de transporte em operação, nossa equipe realiza um levantamento de todo o processo, verificando se o processo já é ou foi validado, se já houve alguma autuação da COVISA, se já houve alguma infração (e qual foi a infração), se os procedimentos adotados são adequados, se os profissionais envolvidos estão preparados e se os processos são protocolados e relatórios são desenvolvidos. Tudo para ter uma visão geral, detectar onde estão os problemas e, principalmente, como resolvê-los.

Qualificação

Detectados os problemas, são levantadas as correções pertinentes para solução ou, então, um novo processo para transporte de termolábeis é proposto. Realizado por farmacêutico especializado e com suporte do departamento de qualidade, o sistema logístico de termolábeis é planejado de forma cuidadosa e precisa em cada etapa: o novo processo de transporte é todo acompanhado com registro das embalagens a cada 5 minutos. Os produtos utilizados também são qualificados: sustentáveis, os gelos recicláveis do Grupo EmbaEPS® possuem desempenho superior e homogêneo, independentemente do lote, devido ao seu processo de fabricação. Além disso, as embalagens – caixas térmicas de EPS (isopor) – são dimensionadas de acordo com as características do transporte para que não haja ambientação da temperatura da caixa. Por fim, todo o processo é simulado em laboratório – equipado com câmara fria, estufa e registradores – antes de ser habilitado para funcionar no dia-a-dia das empresas.

Através das evidências geradas durante todo o processo de qualificação, o cliente estará respaldado com documentos que comprovam a transparência, segurança, seriedade e qualidade do transporte executado, atendendo não só as exigências dos órgãos fiscalizadores, bem como priorizando o principal cliente de toda a cadeia de abastecimento: o paciente.

Treinamento

Feita a implantação do transporte qualificado, uma equipe de consultores especializados auxilia também no treinamento dos profissionais envolvidos durante o processo de transporte dos medicamentos. Dessa forma, os profissionais das empresas ficam capacitados a manter o alto padrão estabelecido durante as fases de análise e validação.

O resultado final é um sistema qualificado de transporte de termoinstáveis rigorosamente de acordo com as exigências da ANVISA, com temperatura dentro da faixa de operação regulamentada de 2°C a 8°C.

Resultados

A garantia do resultado final e a qualidade do projeto logístico implantado vêm sendo atestados diariamente pelo mercado. A cada dia, novos clientes procuram a empresa para adequar ou desenvolver sistemas de transporte com qualificação térmica, fazendo com que o Grupo EmbaEPS® tenha em sua carteira de clientes grandes indústrias farmacêuticas, laboratórios, indústrias de medicamentos veterinários, empresas de logística e grandes redes de distribuição.